Buscar
  • Fábrica de Bolo Vó Alzira

Ser meu próprio chefe: 5 dicas para abrir seu próprio negócio.

Atualizado: 25 de Set de 2019

Com os momentos turbulentos na economia enfrentados pelo país, muitos brasileiros estão partindo em busca do sonho de empreender e ser o seu próprio chefe. De acordo com uma pesquisa recente feita pelo Sebrae, cerca de 11 milhões de empresas surgiram nos últimos 3 anos, mostrando que o mercado está bem aquecido.

Se você faz parte desse grupo que decidiu se aventurar no mundo do empreendedorismo, acompanhe nosso artigo para aprender como começar seu próprio negócio de sucesso.

1. Faça uma boa pesquisa de mercado

Para que o seu negócio prospere, é fundamental realizar uma boa pesquisa de mercado e conhecer melhor sobre seu nicho, principalmente seu público e seus concorrentes. Procure saber onde eles se encontram, como as outras empresas atuam no mercado e como elas abordam os clientes.Não fique preocupado se descobrir que o seu nicho é bem concorrido. Isso significa que muitos empreendedores estão obtendo sucesso nesse mercado. Inclusive, o setor de alimentos se mostra um dos mais promissores para 2019, tendo uma estimativa de crescimento de 2,5% a 3%, sendo uma boa opção para investir.


2. Saiba onde quer chegar

Mudar sempre de estratégia não é uma atitude saudável para o seu empreendimento. É importante que você possua um objetivo a ser alcançado para que sua empresa cresça.

Possuir metas bem definidas auxiliam no planejamento de estratégias e também ajudam a manter o empreendedor motivado, portanto, pense qual é o seu alvo principal e então quebre em metas menores.

Essa dica não só deixa o objetivo mais fácil de ser alcançado, como também o deixará mais motivado, pois você poderá comemorar cada passo conquistado rumo ao sucesso.


3. Empreenda no que você domina

Grande parte dos empreendedores iniciantes cometem o erro de começar uma empresa se baseando apenas em seus passatempos, ao invés de realizar um bom estudo do mercado.

Abrir um negócio sobre algo que você não domine é o mesmo que não saber precificar seu produto, comprar os itens necessários para criá-lo ou até mesmo, não ter o conhecimento de como produzi-los.

Os desafios são ainda maiores para quem está começando, porém, no mercado de franquias, parte desse trabalho pode ser minimizado, visto que, geralmente as marcas possuem um planejamento e estratégia bem definidos, diminuindo os riscos.

Ficou interessado sobre o mercado de franquias, mas ainda não sabe qual escolher? Então responda nosso quiz e descubra qual é a melhor franquia para você.


4. Prepare-se financeiramente

Após saber mais sobre seu nicho, é preciso preparar-se financeiramente para ele, colocando todas as contas na ponta do lápis.

Consulte novamente seu planejamento e relembre qual é o seu objetivo, para então, começar a calcular o investimento inicial necessário, o número de funcionários a ser contratado e quanto do seu capital deve ser separado para a compra de ativos fixos e capital de giro.

Uma ótima ferramenta que facilitará o planejamento dos custos é o modelo de negócio Canvas. Em nosso post ensinamos a aplicá-lo em seu negócio e também disponibilizamos gratuitamente um template pronto para usar. Baixe Agora!


5. Comece o quanto antes!

Essa dica é uma das mais importantes. Boa parte das pessoas perde um tempo valioso planejando excessivamente ou na espera da oportunidade perfeita para empreender, porém, essa atitude é prejudicial para o sucesso da sua empresa.

Organizações de sucesso, como o Facebook, estão sempre inovando, lançando atualizações que melhoram a qualidade dos seus serviços. A evolução e a experiência vêm aos poucos, portanto, comece agora ou você corre o risco de seus projetos nunca se realizarem.


Nesse artigo você aprendeu 5 dicas para abrir seu próprio negócio. A jornada pode ser difícil no começo, mas não desanime, o resultado é recompensador.

Nós da Fábrica de Bolo estamos sempre inovando nos produtos e também em nossas franquias, buscando entregar a melhor experiência para nossos franqueados. Venha você também fazer parte da nossa família!

0 visualização
11 2385-8106

fale conosco: 

"Respeito ao próximo, vontade de

vencer e muito sabor são os ingredientes que movem a minha história de vida"

Parceiros estratégicos:

Desenvolvido por DMAIS1