Buscar
  • Fábrica de Bolo Vó Alzira

[Template] Plano de negócio


Boas ideias fazem parte do processo de inovação e são uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa, mas, para que uma ideia seja considerada inovadora, ela precisa ser colocada em prática.

O primeiro passo para tirar suas ideias do papel é fazer um bom planejamento de negócio e para facilitar esse processo, existe um método bem pragmático: o modelo Canvas.


O Canvas é um modelo de negócio idealizado por Alexander Osterwalder em conjunto com o professor Yves Pigneur. A ferramenta consiste em um quadro dividido em 9 setores, agrupados em 4 blocos (Como, O que, Para quem e Quanto).


Entraremos em detalhes a seguir:


1° Bloco: Como?

Esse bloco é dividido em:

Atividades-chave: preencha com as principais atividades executadas pela empresa;

Recursos-chave: coloque os recursos necessários para manter o negócio. Podem ser humanos, financeiros ou intelectuais;

Rede de parceiros: preencha esse campo com todas as alianças parceiras da sua empresa.


2° Bloco: O que?

Esse bloco possui apenas um setor:

Proposição de valor: liste os produtos e serviços oferecidos e descreva como a empresa se destaca dos concorrentes;


3°Bloco: Para quem?

Fazem parte desse bloco os setores:

Segmento de clientes: aqui você deve preencher quem é o público-alvo que a empresa deseja atingir;

Canais: neste setor devem ser listados todos os canais que a organização usará para alcançar os clientes e fornecer seus produtos;

Relacionamento: preencha informando como a empresa manterá contato com seus consumidores (Redes sociais, chat ou CRM).


4° Bloco: Quanto?

O último bloco é dividido em:

Estrutura de custos: para preencher esse setor, informe quais serão os gastos necessários para manter o negócio funcionando;

Fluxo de receita: preencha esse setor com todas as formas que a empresa ganhará em dinheiro.


Como aplicar o Canvas

Para aplicar o modelo Canvas no seu negócio, é preciso que ele seja impresso em uma folha grande — quanto maior, melhor —, para uma boa visualização do projeto. Pensando em agilizar o processo, disponibilizamos um template pronto para você baixar, imprimir e começar a aplicá-lo em seu negócio, tudo gratuitamente.

Outra forma de empregar a ferramenta é montar um painel usando 13 folhas A4, colocando-as lado-a-lado, na vertical, com exceção das últimas 3 folhas, que serão colocadas na horizontal abaixo das outras alinhadas na vertical, formando um grande painel. Após a montagem, numere as folhas.

O próximo passo a ser feito é a definição das cores: pinte as folhas 1, 2, 6 e 7 da cor azul; as folhas 3 e 5 da cor vermelha; as folhas 4, 9 e 10 da cor verde e por último, pinte de marrom as folhas 11, 12 e 13.

O quadrante azul corresponde ao bloco “Como”, o quadrante vermelho ao bloco “O que”, o quadrante verde ao bloco “Para quem” e o quadrante marrom corresponde ao bloco “Quanto”.


Por meio dessa estrutura, é possível ter uma visão de como funcionará seu empreendimento, respondendo as perguntas que geralmente não se encontram em planos de negócio tradicionais (e alguns empreendedores não as conhecem).


Nesse artigo você aprendeu como construir e aplicar o modelo Canvas no seu negócio. Agora que você sabe como usá-lo corretamente, está pronto para baixar e usar o modelo que disponibilizamos gratuitamente e elaborar uma estratégia que leve seu negócio rumo ao sucesso.

0 visualização
11 2385-8106

fale conosco: 

"Respeito ao próximo, vontade de

vencer e muito sabor são os ingredientes que movem a minha história de vida"

Parceiros estratégicos:

Desenvolvido por DMAIS1